A dependência emocional pode afetar as pessoas de formas diferentes e em níveis diferentes. Algumas pessoas podem apresentar níveis leves, enquanto outras podem ser fortemente dependentes emocionalmente.
As pessoas que apresentam dependência emocional possuem questões relacionadas à autonomia e a confiança em si mesma. Isso se estende à forma como o indivíduo se relaciona com as pessoas à sua volta.
Não falo aqui de independência absoluta, afinal, nós humanos somos seres sociais e precisamos uns dos outros. A vida se torna mais rica quando compartilhamos e recebemos, quando realizamos trocas.

Sintomas da dependência emocional
Mas se somos de certa forma interdependentes, como identificar as características da dependência emocional? A característica principal do dependente emocional é necessitar de outro para que possa realizar suas atividades, e para que possa ser ele mesmo.
Não se trata de não precisar de outros, pois como mencionei acima, somos seres sociais, mas se trata de desesperadamente necessitar do outro, a ponto de caso o outro não esteja disponível, a pessoa entre em desespero, se angustie ou desista dos seus planos ou atividades.
A dependência emocional no relacionamento
Inclusive, há uma grande tendência de pessoas dependentes emocionalmente, se submeterem a relações abusivas, pois possuem um medo exagerado de ficarem só, de se sentirem abandonadas. Esse temor faz com que suportem tratamentos humilhantes, frios ou distantes, apenas para que não se sinta só.
Pessoas dependentes em sentido emocional, tendem a abrir muito mão de si, para evitarem sentimentos que as aterrorizam tais como o medo abandono, rejeição, isolamento ou reprovação. Então acabam muitas vezes, abrindo mão das suas necessidades, desejos para se protegerem de sentimentos que não sabem lidar.
Quando isso acontece o casal, ou acaba reforçando o nós e empobrecendo os espaço individual de cada um. O que, consequentemente, acaba empobrecendo a relação do casal ou até de amizade, pois uma relação se dá de forma mais saudável, rica e profunda quando ambos preservam seus espaços individuais.
Como curar a dependência emocional
Pode ser que as experiências que você viveu tenham contribuído para para a dependência emocional. Dependendo de como se deu as suas primeiras relações, no contexto familiar, experiências traumáticas, ou outras relações pelas quais passou.
Porém a responsabilidade de tratar a dependência emocional que se apresenta na sua vida hoje, é sua. Se faz necessário resgatar a sua identidade, aprender a lidar com sentimentos que parecem assustadores, fortalecer a sua autonomia.
Muito provavelmente, a recuperação da dependência emocional não se dará da noite para o dia, mas ela pode acontecer se você se empenhar nela.
Algumas pessoas precisam de ajuda profissional para lidar com a dependência emocional e desenvolver o enfrentamento de sentimentos os quais são difíceis de lidar neste processo, bem como o desenvolvimento de novas habilidades comportamentais que a permitirão construir uma forma de viver com mais autonomia.
Não é vergonhoso reconhecer que precisa de ajuda, é corajoso. É só através desse reconhecimento e do desejo de mudança que você poderá construir uma forma de viver mais leve e com mais satisfação.
Você não precisa continuar presa a o que te aconteceu, você pode construir novos roteiros para a sua história.
Caso você deseje agendar uma consulta de avaliação, clique aqui.