O que falar na primeira consulta com o psicólogo? Durante a minha prática clínica, me deparei com algumas pessoas que ficaram pouco ansiosas antes da primeira consulta com o psicólogo. Se você também ficou um pouco ansiosa ao agendar a sua primeira consulta, vou te explicar agora o que pode estar acontecendo.
É normal que sintamos ansiedade ao enfrentarmos situações desconhecidas. Quando nunca se teve a experiência de ir a uma consulta psicológica, você pode sentir um pouco de receio sobre o que irá acontecer lá.
Para te tranquilizar, o que eu quero te dizer é que , independente da abordagem teórica que o psicólogo irá conduzir os seus atendimentos, é que o principal objetivo da primeira sessão, é proporcionar ao cliente acolhimento.

Que perguntas o psicólogo faz na primeira consulta
Cada profissional é único e vai desenvolvendo ao longo do tempo, o seu próprio estilo de conduzir os atendimentos. Então, o que eu vou falar aqui é sobre a forma que eu costumo trabalhar.
O que você vai falar na primeira consulta com o psicólogo? Alguns psicólogos costumam seguir um roteiro de anamnese. Com perguntas relacionadas ao histórico de vida da pessoa: histórico médico, social, escolar, familiar, fatos importantes, dentre outros. Podem perguntar também sobre o que está lhe causando incômodos, o que deseja trabalhar no espaço terapêutico.
Eu, Ívina, no primeiro atendimento, deixo a pessoa bem à vontade, para falar sobre o que a está incomodando no atual momento, e fico bem atenta às necessidades que vão emergindo, observo as características da pessoa, fico atenta a tudo o que aquela pessoa diante de mim, me trás naquele momento.
No momento do atendimento, tanto no primeiro, como nos demais, eu busco ficar inteiramente disponível para o meu cliente. Para que eu possa identificar como eu posso acolhê-la da melhor forma possível.
Não sei o que falar para o psicólogo
Calma, não precisa ficar tão tensa, planejando e selecionando o que falar. Você pode fazer algumas anotações sobre: os seus principais incômodos hoje, quais habilidades você deseja desenvolver, como você está se sentindo, que emoções e sentimentos você está sentindo dificuldades de lidar, dentre outros.
A conversa vai fluindo e ao final da sessão você vai ver que não foi tão difícil assim. O psicoterapeuta é um profissional que veio para facilitar o seu processo, para ajudar você a se ajudar.
Caso você deseje agendar uma consulta de avaliação, clique aqui.